O Sistema de Certificação SISBOV é o conjunto de normas e procedimentos adotados pela entidade certificadora credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para a certificação de origem e conformidade de bovinos e bubalinos, em consonância com os procedimentos estabelecidos no SISBOV. Para a obtenção do Certificado junto ao SISBOV, deve-se seguir as etapas que se seguem:
- Cadastrar sua propriedade junto ao MASPEC
- Cadastrar os produtores vinculados a esta propriedade
- Escolher um sistema de identificação para os animais que participarão do SISBOV
- Identificação 100% dos animais da propriedade
- Registrar os dados dos animais com a Planilha de Identificação do animal. Essas planilhas serão fornecidas pelo fabricante de brinco escolhido pelo cliente
- Enviar as planilhas de identificação dos animais para a certificação
- Informar a MASPEC sobre o término do processo de brincagem
A MASPEC enviará um supervisor para inspecionar a propriedade e os animais identificados. Se forem cumpridas as exigências da instrução normativa 17 estabelecida pelo SISBOV, esses dados serão enviados para o banco nacional de dados – BND – MAPA.
Com o lançamento dos dados no sistema, será emitido um certificado comprovando aprovação da propriedade, será emitido também o documento DIA – Documento de identificação animal ou anexo XI, referente a cada animal cadastrado.
Todo processo de coleta e inserção de dados no sistema serão fornecidos pelo produtor à certificação.